A Importância das Pessoas
- Ivan Mouta
- 11 de abr. de 2016
- 4 min de leitura

Que o varejo vem sofrendo muito, em função do momento difícil pelo qual o Brasil atravessa, todo mundo sabe e isto é debatido todos os dias. As causas, os efeitos, as expectativas para o futuro etc., não se fala de outra coisa em nosso meio. Mas, mesmo em um momento como este, notamos muitos varejistas com crescimento em suas vendas e muitos expandindo seus negócios. Analisar e até mesmo se revoltar com o momento econômico atual é mais do que do necessário, mas não devemos nos apoiar somente nisto, temos que fazer algo diferente e virar este jogo.
No varejo, ter produtos de alta qualidade, preços especiais, criatividade no ambiente, eficiência no pós-venda, entre outros tantos aspectos, são fundamentais e importantes para o sucesso e, até mesmo, para a sobrevivência de uma loja, mas tem um aspecto extremamente importante e, inexplicavelmente, ainda pouco desenvolvido, que merece ter uma atenção maior: a equipe de vendas. Muitas das operações que vem se sobressaindo atualmente, mesmo em um momento conturbado como este, mostram qualidade e eficiência em sua equipe de vendedores e gerentes.
A equipe de vendas é peça chave no sucesso de qualquer negócio. Os donos e gestores de lojas tem que ficar muito atentos a isto. Valorizar as pessoas é fundamental, conhecê-las melhor também é. Momentos como o atual afetam diretamente a vida destas pessoas, que estão preocupados em perderm seus empregos, em equilibrar suas finanças pessoais e com a situação de seus familiares. E as vendas são afetadas diretamente por isto? Claro que sim. As equipes de vendas são as colunas que sustentam as lojas, sem tranquilidade e sem foco total no trabalho, o desempenho não será satisfatório. Cabe ao gestor estar atento a isto, passar tranquilidade e ajudar ao máximo sua equipe, até mesmo nas questões pessoais. É preciso mantê-la motivada a todo o momento e sempre ter em mente que o que motiva uma pessoa hoje pode não motivá-la amanhã. É fundamental que metas sejam traçadas, mas precisam ser metas factíveis.
A equipe tem que conhecer exageradamente bem o produto que vende. O cliente está cada dia mais informado e não pode, de forma alguma, ter uma pergunta sua sobre o produto não respondida ou respondida de qualquer maneira. Isto só se alcança com treinamento e insistência do gestor na busca da perfeição de sua equipe. É inadmissível que alguém seja colocado em uma loja sem antes passar por uma ampla imersão de conhecimento de tudo que é vendido ali.
Perder uma venda nunca será aceitável, mas hoje é quase que imperdoável. A disposição para o consumo está reduzida em todos nós. Quando um cliente entra em seu local de trabalho ele deve ser tratado com toda atenção e mimos possíveis. Lembremos sempre que ele é livre e que não faltam opções e lugares para ele realizar seu desejo de consumo. A todo o momento surgem novas opções de compra. O mercado de vendas pela internet atrai cada vez mais adeptos, novos pontos de vendas abrem a todo instante e novos produtos surgem como alternativa a alguns, até então, donos absolutos de seu mercado. A equipe de vendas precisa estar em perfeita harmonia e receptiva a mudar seus conceitos e a forma de lidar com os clientes.
Não podemos deixar de ter em mente que o consumidor também está preocupado, cauteloso e muitas vezes sensível e irritado. A equipe de vendas tem que ter um tratamento mais caloroso, mais pessoal e mais fraternal com seus clientes. E, por mais óbvio que isto possa parecer, é preciso disseminar conceitos de virtude na equipe e conscientizá-la de que todos nós somos iguais, que temos os mesmos direitos e deveres. Todos os clientes devem ser atendidos sem distinção de conceitos, posição social ou qualquer outra preferência pessoal. É preciso combater, constantemente, os vícios adquiridos pela equipe.
A equipe de vendas precisa conhecer os hábitos de seus clientes, a forma com que eles gostam de serem tratados. Cada cliente é único e suas necessidades também são. É preciso atender o consumidor de forma personalizada. Ele não quer e não pode ser tratado apenas como mais um. O cliente precisa se sentir importante e exclusivo.
Este é o momento de ser diferente do meio comum. É a hora de fazer a diferença e investir na equipe é fundamental. Para tanto a empresa tem que qualificar e treinar seus funcionários, mas todo profissional deve fazer sua parte, buscando conhecer a si mesmo, suas fragilidades e os pontos que precisa desenvolver para vir a se tornar um profissional de excelência. A empresa, por sua vez, deve buscar um equilíbrio entre a cobrança que faz pelo desempenho de seus funcionários e às condições que lhes são oferecidas.
Mesmo diante das dificuldades atuais e pelo fato das relações privadas e comerciais estarem ficando cada vez mais frias, as pessoas sempre serão importantes e fundamentais, principalmente no êxito de uma empresa. No mercado varejista elas certamente são a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma loja.
Discutir, reclamar, cobrar mudanças e posturas dos principais responsáveis pelo momento atual do país é fundamental, mas não podemos nos esquecer de que nós somos os construtores de nossa história e que ninguém fará isto em nosso lugar e assim como o sol nasce todos os dias no oriente (leste), nossa esperança e trabalho por dias melhores devem ser renovados constantemente.
Ivan Mouta
Comments