top of page

Criança



O que pode nos trazer mais felicidade do que a convivência com uma criança? A criança, ingênua em sua essência e em suas atitudes, tem a capacidade de nos trazer paz e felicidade. Quando essa criança é nosso filho ou filha, este sentimento é ainda maior.


O nascimento de um filho é, certamente, a maior emoção que podemos ter. A partir da chegada de uma criança em nossa vida, nada mais é como antes, nossas prioridades mudam, nossos desejos e sonhos passam a ser outros e já não somos mais donos de nossa vontade, todas as nossas decisões são sempre pensado nela. Passamos a viver em função de seu bem estar e, provavelmente, nunca mais deixaremos de nos preocupar com o que acontece em sua vida.


As crianças são, por natureza, puras e verdadeiras, são desprovidas de vaidades e preconceitos, vivem a intensidade de cada dia, sem se preocupar com o que está por vir, não ficam alimentando fantasmas em suas cabeças, apenas aproveitam o que a vida lhes oferece de bom. Elas não escondem seus sentimentos, tudo que fazem objetiva a felicidade, que quando alcançada, é festejada com toda vivacidade que possuem. As crianças tem facilidade em fazer novas amizades e em conviver em grupo, por mais que, em alguns momentos, surjam desavenças, elas logo são resolvidas e mágoas ou raiva não são guardadas em seus interiores.


Neste mês de outubro as crianças são muito festejadas pela ocasião de seu dia, nos preocupamos em lhes dar muitos presentes, o que elas adoram receber e nós nos realizamos em satisfazer seus sonhos materiais. Nosso esforço é sempre enorme em não decepcioná-las e lhes dar o que elas nos pedem, mas precisamos oferecer mais a elas, precisamos educá-las pelo exemplo e deixar de lado esta forma egoísta que vivemos o nosso dia a dia. Tudo que fazemos irá influenciar e moldá-las no ser humano que se tornarão no futuro. Elas observam tudo que fazemos e suas personalidades serão formadas em muito pelo o que nos veem praticando. Que lição estamos transmitindo quando agimos com preconceito contra os mais velhos e contra as pessoas especiais? O que se tornarão convivendo com nossos comentários discriminatórios e com nossas atitudes racistas? Como irão respeitar a opinião dos outros se nós nos recusamos a sequer ouvir o que nós é contraditório? Como irão respeitar os direitos dos outros se nós, seus espelhos, sempre temos justificativas para ignorá-los?


Nossa missão é educá-las, direcionando-as no caminho da retidão, mas temos, também, muito a aprender com as crianças. Seria muito bom se tivéssemos um pouco de seu espírito e de suas atitudes, sem ficar julgando as pessoas e sem transformar nossa vida numa eterna competição, onde nunca nos contentamos com os resultados obtidos. Como seria melhor nossa vida se fôssemos mais abertos ao novo e se não criássemos barreiras e preconceitos para o que não conhecemos. Certamente poderíamos ser mais felizes e realizados se desfrutássemos mais da vida e de tanta coisa boa que nos é oferecida e, simplesmente, desprezamos.


Que neste mês de outubro todos nós possamos voltar a ser criança em nossos pensamentos e atitudes um com o outro e passemos a nos preocupar mais com a forma que estamos educando nossos filhos. Já que é muito difícil mudar os hábitos e comportamentos da nossa geração, podemos nos esforçar para ajudar a forma uma nova, mais evoluída, gentil e de bons costumes.

Ivan Mouta

Destaque
Tags
bottom of page