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O Natal e o Varejo



Diante de tudo que se passou em nosso País nos últimos meses, a pergunta que não quer calar do momento é: Como serão as vendas neste fim de ano? Serão melhores do que nos últimos anos? Compensarão as metas não conquistadas até agora? Difícil saber a resposta, mas precisamos ser otimistas e, principalmente, precisamos ser primorosos na preparação de nossas lojas para este momento tão especial.


Alguns importantes indicadores sinalizam que em 2017 o País voltará a crescer, com aumento de emprego e queda da inflação. Isso deverá se refletir já neste final de ano, com uma reação no consumo e com as vendas voltando a crescer. Independente disso ser ou não uma certeza, é preciso estar preparado, para não se arrepender depois por ter perdido uma grande oportunidade.


É preciso deixar um pouco a cautela de lado e apostar num bom período de vendas, para tanto, os estoques devem estar elevados e diversificados, em modelos, tamanhos e em preços. A oportunidade de vender irá surgir, os clientes virão até as lojas e o varejista precisa estar amplamente preparado para não decepcionar, nem frustrar o desejo de consumo destes consumidores, eles não podem deixar de comprar por falta de opção ou por não terem encontrado o que queriam e dentro do preço que podem pagar.


Por tudo que foi vivido nos últimos meses, uma nova realidade e um novo modelo de consumidor se estabeleceu, mais comedido e, principalmente, mais exigente e dando muito mais valor ao seu dinheiro. Os varejistas precisam estar atentos a isto e adaptar seu negócio a esta realidade. Isto não é somente em relação aos preços dos produtos, mas, também, com a qualidade no atendimento, conhecimento sobre o produto, ambiente da loja e pós-vendas.


O consumidor sabe o quanto ele é importante e que sua decisão de onde comprar representa muito, sendo assim ele tem todo o direito de exigir um atendimento de primeira linha. Ele quer e precisa ter toda a atenção ao entrar na loja, é necessário que se sinta à vontade, mas não abandonado. A equipe de vendas precisa ser treinada a estar atenta à movimentação do cliente dentro da loja e procurar atender sua vontade a todo custo, ele não quer e não pode ouvir um “não” ao seu pedido. Nessa época, em função das lojas estarem cheias, é mais difícil fazer um atendimento primoroso, por isso que, voltando a deixar a cautela de lado, é preciso dimensionar adequadamente a equipe, pois as pessoas não estão dispostas a ficar esperando pelo atendimento e tão pouco querem ter sua atenção dividida.


Mesmo sendo este período amplamente favorável às vendas, achar que por conta disso não é preciso fazer qualquer divulgação é um erro muito grande. São muitas as opções disponíveis para o consumidor e de alguma forma é preciso se oferecer a ele, de preferência como a melhor alternativa. Não dá para ficar esperando o cliente vir comprar ou que alguém o traga para dentro da loja, é preciso chegar até este potencial cliente e mostrar a ele as qualidades dos produtos ofertados e para tanto investir em propaganda é extremamente necessário, principalmente em veículos renomados e de credibilidade, que irão agregar valor à marca e ao produto anunciados.


Numa época em que os sentimentos estão tão aflorados, é necessário passar emoção ao consumidor e uma loja bem decorada, com criatividade e bom gosto são fundamentais, como ter uma equipe motivada e com astral elevado também é. A equipe de vendas tem que ter um tratamento mais caloroso, mais pessoal e mais fraternal com seus clientes. É preciso que a experiência de compra seja prazerosa e que crie no consumidor o desejo de voltar outras vezes.


Não podemos deixar que as dificuldades vividas até agora nos impeçam de alcançar o sucesso neste momento, se ficarmos com excesso de precaução e zelo, não atingiremos o resultado que queremos e precisamos. Quem só espera pelo pior só tem a possibilidade de receber isto. É preciso ter pensamento e, principalmente, atitudes positivas, pois não existe outra maneira de se obter sucesso.

Ivan Mouta

http://www.jcdigital.com.br/flip/Edicoes/17028%3D25-11-2016/002.PDF

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