top of page

Liderança

  • Ivan Mouta
  • 28 de mar. de 2017
  • 2 min de leitura

Liderar é a capacidade de influenciar pessoas. É a capacidade de aglutinar pessoas de pensamentos e capacidades diferentes na busca de um objetivo comum.


Ninguém nasce líder. Há sim pessoas que se tornam líderes mais rapidamente do que outras. Liderar é fruto de um infindável aprendizado. O líder deve buscar o constante desenvolvimento, deve ter bom senso, empatia, responsabilidade e, principalmente, muita humildade. Deve ouvir os seus liderados e reconhecer seus erros, procurando não cometê-los novamente.


Liderar é muito mais do que chefiar. As pessoas seguem e obedecem aos chefes por obrigação, necessidade ou até mesmo por medo. Já o líder traz consigo uma credibilidade tal, que algumas pessoas são capazes de fazer coisas inacreditáveis por ele. Confiam incondicionalmente nele, porque sabem de sua capacidade de tomar as decisões certas na hora certa. O melhor dos mundos é quando os chefes são, também, líderes.


Liderar traz muitas responsabilidades. O líder é cobrando e colocado à prova a todo o tempo. Muitos dependem dele. Há pessoas que são extremamente capazes no que fazem, mas não são líderes. Falta-lhes coragem, disposição, capacidade e pró-atividade. Estas pessoas têm muita importância numa organização, mas precisam de alguém que as direcionem. Algumas delas até precisam que alguém que lhes diga o que fazer. Aí entra o líder, valorizando a capacidade individual de cada um e direcionando-os na busca do objetivo da organização.


O líder deve ter uma visão ampla de tudo que acontece ao seu redor. Ele deve extrapolar o conhecimento necessário à sua função. Igualmente, ele deve fazer com que seus liderados tenham este mesmo comportamento. Não se admite mais que alguém trabalhe isolado, se preocupando apenas com o fruto de seu próprio trabalho. Todos devem entender o objetivo da organização em que trabalham e o quanto o seu trabalho é importante na busca para alcançá-lo. Da mesma forma, devem compreender a interação do seu trabalho com os demais membros da organização. É papel do líder mostrar isto, fazendo com que todos entendam que quando se trabalha em equipe todos saem ganhando.


Ter capacidade de liderança é um dos aspectos fundamentais para um profissional obter sucesso dentro de uma companhia. Sem esta característica, mesmo sendo um excelente técnico, dificilmente uma pessoa alcançará cargos mais valorizados numa organização, seja ela qual for.


É importante que todo profissional, seja qual for sua função, desperte para isto e comece a exercitar esta capacidade. Como é uma verdade que ninguém nasce líder, também é que todos podem vir a ser. Só depende da vontade e do esforço de cada um.


Ivan Mouta

 
 
 

Comments


Destaque
Tags
bottom of page