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Um Mundo de Dispersos


Se deixarmos por alguns segundos de concentrar nossos olhares para nossos smartphones e observarmos o que acontece ao nosso redor, iremos perceber o quanto as pessoas estão totalmente distraídas e alheias ao que acontece à sua volta. Deixando as importantes questões familiares fora desta discussão e focando no nosso varejo, isto tem se transformado numa verdadeira praga, que vem trazendo muito mal estar e prejuízos às nossas empresas.


A facilidade em nos comunicarmos deveria ser utilizada como uma ferramenta de vendas, uma forma de ouvir os nossos clientes e de nos adaptarmos às suas necessidades mais prementes, mas utilizamos isto de forma muito precária e preferimos ficar compartilhando baboseiras, sem qualquer controle ou bom senso. E para piorar, fazemos isto a todo o momento, deixando de dar a apropriada atenção às nossas atribuições profissionais.


Convivemos com isto todo o tempo, basta ir a alguma loja que lá estará um profissional de vendas de cabeça baixa, interagindo em seu celular, sem dar a devida atenção ao cliente, este, por vezes, com toda a disposição em adquirir algum produto naquele local. Em certos momentos é preciso pedir, até implorar para ser atendido pelo vendedor, dado o estado de distração em que ele se encontra. Por muitas vezes, até que o vendedor volte ao mundo real e perceba onde está e o que deveria estar fazendo, a venda já foi perdida e lá se foi mais um cliente frustrado e, às vezes, enfurecido, que certamente pensará muito antes de entrar novamente naquele ambiente.


O profissional precisa mudar este hábito detestável e compreender que exercer com disposição e dedicação seu trabalho é sua prioridade enquanto ele está na empresa. Essa prática, certamente, reduz sua produtividade e compromete a qualidade de seu serviço, afinal, com raras exceções, ninguém consegue fazer bem várias coisas ao mesmo tempo. É preciso ter foco e dedicação ao que verdadeiramente importa naquele determinado momento e quando estamos em nosso ambiente de trabalho o que importa é realizar com perfeição aquilo pelo qual fomos contratados e pelo qual somos remunerados. E aos empregadores cabe uma cobrança maior neste aspecto, pois seguramente estão perdendo dinheiro e boas oportunidades de alavancarem seus negócios, por conta de atitudes desta natureza, por parte de sua equipe.


Obter sucesso em um negócio, seja ele qual for, a cada dia se torna mais difícil, vivemos num ambiente extremamente competitivo e predatório, os consumidores estão cada vez mais bem informados e, consequentemente, cada vez mais exigentes e até mesmo impacientes. Precisamos dedicar esforços para melhorar a forma como os recebemos e como nos relacionamos com eles, tratando-os com a merecida importância que possuem para o sucesso de nosso negócio.


Em muitos casos temos poucas possibilidades de nos diferenciar e de nos destacar em relação aos nossos concorrentes, demonstrar que estamos atentos à presença de nossos clientes e que nossa concentração está totalmente voltada aos seus anseios, já seria um ótimo começo.

Ivan Mouta

http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=248068

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