top of page

Fevereiro de novo.


Lá vem ele, o mês mais odiado e temido por todos os comerciantes, sua proximidade causa arrepios e provoca nos empreendedores varejistas noites inteiras sem dormir. Um mês curto, com o Carnaval para atrapalhar e mudar o foco de todos, um mês de viagens, que provoca o distanciamento das pessoas das lojas e das compras, consequentemente. Mas é preciso tanto temor mesmo? Não dá para fazer nada para amenizar seus efeitos?


Todo esse pavor, nos dias de hoje, soa um pouco exagerado, por mais que, realmente, seja um mês com vendas mais baixas que outros meses. Isto se explica por diversos motivos e, se formos criativos, podemos até tirar proveito das fortes características que este mês apresenta. Em relação às vendas, o fato de estarmos vindo de meses com elevado volume de negócios, como em regra são os meses do final do ano e o mês de janeiro, torna natural certo recuo em fevereiro, o que não significa que é um mês perdido, onde não se ganha nada. O desejo e a necessidade de consumo continuam presentes em todos nós e, se tivermos boas oportunidades e nos depararmos com estabelecimentos criativos, não resistiremos em satisfazer nossas aspirações.


Um mês que se mostra mais trabalhoso, também oferece ótimas oportunidades para os gestores do varejo alavancarem as vendas de seus estabelecimentos. É necessário, em conformidade com o segmento de cada loja, procurar alternativas que encantem seus clientes e, se valendo das características do momento, persuadir os consumidores a elevar seu nível de gastos.


Fevereiro é o mês da maior festa popular do Brasil e, por consequência, um mês alegre, extrovertido, onde até quem não gosta do Carnaval é contagiado pelo clima nas ruas, na TV e nas redes sociais. Então por que não deixar o ambiente de vendas nesta mesma sintonia e estimular a equipe a ser mais relaxada e até um pouco mais ousada do que o normal? E a loja? Não merece uma decoração mais alegre e convidativa? Em relação aos produtos, será que não temos nada que possa ser utilizado e destacado em alusão à data? É um momento em que as pessoas estão mais juntas uma das outras e os programas precisam agradar a todos, temos que pensar nisso e ter na loja atividades e produtos que agradem a todos, adultos e crianças, mesmo se a loja só atender a uma faixa etária ou um sexo específico. Vale ser criativo e ter algo que encante ou, até mesmo, distraia quem estiver acompanhando, coisas simples, mas que funcionam, como alguma coisa que entretenha e prenda a atenção das crianças, uma boa internet, alguém que interaja e brinde as pessoas com algo relativo ao Carnaval, uma máscara, uma maquiagem, um adereço, por exemplo. Criatividade é a palavra chave. Alegria também.


Outro fator importante, já que sabemos que as pessoas tiveram muitos gastos nos últimos meses, é buscar alternativas para oferecer produtos com preços mais convidativos e com prazos mais prolongados e até reduzir um pouco a margem, afinal ganhar pouco é sempre melhor do que não ganhar nada. Melhorar o resultado do mês passa, necessariamente, por reduzir os custos e despesas do mês. Uma alternativa pode ser dar férias e zerar os bancos de horas dos funcionários, outra evitar grandes compromissos neste período. Também é imprescindível que nos meses de maior venda façamos reservas para os meses de recuo.


O certo é que existem muitas coisas que podem ser empreendidas para que fevereiro não seja esse monstro que assombra o varejo ano após ano. Ficar se lamentando, esperando ele passar, seguramente não é a melhor escolha a se fazer. Se o consumidor, de alguma forma, está menos presente nas lojas neste período, precisamos incentivá-lo a ser mais frequente, devemos entusiasmá-lo a realizar os desejos que ainda não alcançou, revelando a ele ótimas oportunidades e oferecendo alegria e bem-estar por sua presença.


O que não resta dúvida é que muita gente vai se mexer e vai aproveitar o momento para ganhar dinheiro e, infelizmente, como acontece com frequência, outros vão ficar só lamentando, reclamando, criticando os outros e já com enorme medo do próximo mês de fevereiro.

Ivan Mouta

Destaque
Tags
bottom of page