Feliz dia dos pais
- Ivan Mouta
- 9 de ago. de 2018
- 3 min de leitura

Vem aí mais um dia dos pais e a conduta deles junto aos seus filhos e a forma como se comportam perante eles, merecem uma reflexão. Nos dias atuais a postura dos pais e seu relacionamento com a família mudou muito, a maioria age de forma mais participativa na criação de seus filhos e estão muito mais presentes nas atividades da casa, mesmo com toda a correria desenfreada em que todos vivem. Mas é preciso um maior cuidado com o exemplo e com os valores que estão sendo passados de pais para filhos.
É verdade que a maior presença dos pais junto aos seus filhos acontece muito em função da mudança ocorrida na vida das mulheres que, pelo merecido destaque profissional que vêm alcançando, exigem do marido uma divisão na execução das tarefas de casa. Mas não é só por obrigação que os pais estão mais participativos na criação de seus filhos e sim por entenderem que estar presente na formação e no desenvolvimento deles é importante e, principalmente, muito prazeroso. Poder acompanhar de perto seu crescimento, suas descobertas, presenciar seus primeiros passos, ouvir suas primeiras palavras são momentos inesquecíveis, que serão recordados por toda a vida.
Esta nova forma de participação dos pais na vida dos filhos muda muito a relação entre eles, hoje a relação não é de autoritarismo e sim de amizade, entretanto, esta convivência mais próxima e íntima entre pais e filhos não pode acabar com o respeito que os filhos precisam ter pelos pais. É plenamente possível exercer autoridade sem ser autoritário, mas isso demanda muita habilidade dos pais na condução deste relacionamento. Fato é que tanto pais, quanto filhos, só têm a ganhar com tudo isto. Esta participação intensiva na criação dos filhos faz, também, com que se valorize mais o papel da mulher. O homem vê na prática como é árdua a tarefa de cuidar e educar um filho. Quanto mais uma pessoa valoriza a outra, melhor elas convivem e mais felizes elas são.
Isto tudo não quer dizer que os pais de hoje são melhores ou piores que os pais de outras épocas, são apenas diferentes em alguns aspectos e em alguns hábitos. Sua importância principal não muda e independente de sexo, crenças ou do dinheiro que tenha, um pai deve ser sempre um bom exemplo para seus filhos. Isso faz com que as atitudes do dia a dia, por mais banal que possam parecer, devem ser tomadas com bom senso e, principalmente, com respeito e cordialidade perante as outras pessoas, respeitando-as e ajudando as menos favorecidas.
Não há melhor forma de educar que não seja pelo exemplo. A forma como lidamos nos momentos de tensão e dificuldades indicará aos nossos filhos como agir nestas mesmas situações. Se já é importante pensar muito antes de se tomar uma atitude, quando se está próximo aos filhos é preciso refletir mil vezes, pois nossas ações, gestos e conduta formarão a maior parte do caráter deles. Se todos nós mostrarmos respeito ao direito e às opiniões dos outros, se demonstrarmos honestidade e gentileza em nossos atos, se cuidarmos de nossa saúde e dos bens que temos e se formos amáveis com nossos pais e amigos, nossos filhos tem amplas possibilidades de agirem desta mesma forma. Para exigir um bom comportamento de nossos filhos é importante que também tenhamos e que sempre conversemos e prestemos bastante atenção em suas atitudes e convicções.
O próximo domingo é um dia muito especial para todos os pais e mais do que um presente o que queremos é receber o carinho de nossos filhos e vê-los saudáveis, educados, tendo bons hábitos, virtudes e sendo bem preparados para enfrentar os percalços da vida. Mas receber um presentinho não fará mal. Feliz dia dos pais para todos nós.
Ivan Mouta
Comments