top of page

Viva o Natal


Parece que o último Natal foi ontem, mas ele já chegou novamente e nesta época sempre surge a discussão se não estamos banalizando esta data tão importante, pensando apenas nos aspectos materiais, nas vendas e nos presentes e esquecendo o que este momento verdadeiramente representa.


O real significado do Natal nunca deixará de estar presente em nossas vidas: a celebração do nascimento de Cristo, o momento de confraternização junto às pessoas que mais amamos e de nos reencontrarmos com quem a tempo não víamos. No entanto, tudo que envolve o lado comercial desta data não a torna menos bela e encantadora.


O sonho de uma criança em ganhar o presente tão esperado, a magia e a beleza das decorações natalinas, o momento em família da troca dos presentes e o compartilhamento de uma bela ceia são fatores que abrilhantam ainda mais esta data e não a tornam menos importante. Estes fatores não são o motivo principal do Natal, mas o complementa e é o varejo o grande responsável por torna-los possíveis.


Para tanto, o mercado varejista, que tanto espera por esta data, deve se preparar bem para atender toda a demanda deste período e as expectativas de seus consumidores, ansiosos por fazerem suas compras de final de ano. Nesta época não vale ser pessimista, nem conservador, os estoques devem estar plenos, a equipe reforçada, motivada e muito bem treinada.


É fundamental que o ponto de venda esteja no clima do Natal. É preciso caprichar na decoração de toda a loja. O ambiente tem que ser favorável ao grande volume de pessoas que será recebido. Os produtos têm que estar expostos, mas de forma inteligente para não tomar todo o espaço da loja e expulsar quem deseja entrar. Neste momento vale muito o atendimento, oferecendo os produtos expostos e os que não estiverem, por falta de espaço físico.


Mesmo com o grande “entra e sai” na loja, é preciso dar igual atenção a todos e não deixar ninguém se sentir desprestigiado ou abandonado. É neste momento que o cliente irá comprar aquele produto almejado, que não foi possível durante todo o ano. Chegou a hora de realizar seu sonho ou o de alguém que ele ama e este desejo não pode ser frustrado. É preciso atendê-lo com eficácia. Ele está mais emotivo, mas sua exigência continua elevada.


Embora o volume de atendimentos não permita tanta dedicação ao consumidor, isto não pode ser esquecido, nem deixado de lado. Pode ser um momento único de fidelizar um novo cliente, que até então nunca compareceu à loja. O atendimento deve ser objetivo, mas não apressado, pensando na próxima venda. Uma venda bem feita e demonstrando toda a importância do cliente dará novos frutos adiante, principalmente nos momentos em que as vendas não forem tão volumosas quanto desejarmos.


É hora de fazer a diferença, ser criativo e aproveitar tudo que este período oferece, nunca esquecendo o verdadeiro sentido desta data, tão especial, mágica e de tantas reflexões para todos nós e, ao contrário do que possa parecer, o varejo não visa somente torná-la em algo comercial e lucrativa e sim enaltecer sua importância, transformando muitos sonhos em realidade.


Ivan Mouta

Destaque
Tags
bottom of page