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O bom é inimigo do ótimo

  • Ivan Mouta
  • 11 de out. de 2019
  • 3 min de leitura

Normalmente falamos que “o ótimo é inimigo do bom”, defendendo que se o “ótimo” não é possível, é preferível fazer o “bom” a não fazer nada.


Vamos olhar de outra forma, buscando não nos conformar com o “bom”, almejando sempre algo melhor, vamos perseguir o “ótimo”, dar show em tudo que nós estivermos fazendo. Isto vale para tudo em nossa vida, mas focando apenas no trabalho que exercemos, seja ele qual for, todos nós somos tentados, a todo o momento, a nos desinteressar e aceitar as coisas como elas são, desistir no primeiro obstáculo que encontramos, buscando desculpas e justificativas para não fazermos algo melhor.


No dia a dia nos deparamos com muitas barreiras, que nos dificultam na realização de um serviço de qualidade e aí está o grande perigo, começamos a nos acomodar e fazer apenas o “feijão com arroz”. Não vamos além, não buscamos o “ótimo” e isto nos torna profissionais comuns, medíocres e não pessoas extraordinárias, que fazem sempre a diferença. E aí começamos a correr um sério e grande risco, o de nos tornarmos ultrapassados, substituíveis, iminentes de sermos atropelados por alguma inovação disruptiva ou por alguém melhor preparado e mais motivado do que nós.


É preciso superar nossos limites e mostrar o quanto somos fundamentais no que fazemos e o quanto isso impacta positivamente na nossa empresa. Isto não é fácil, mas pode ser feito. Temos que buscar sempre a perfeição no que executamos. Precisamos sempre ser cuidadosos e meticulosos no que realizamos. Temos que ter carinho por nosso ambiente de trabalho, afinal é onde passamos a maior parte da nossa vida. É preciso zelar pelos recursos que utilizamos, já que os maiores prejudicados com o descuido e o desperdício, somos nós mesmos, que dependemos disto para realizar nossa atividade.


Por muitas vezes nos deparamos com profissionais sem entusiasmo, desmotivados e falando mal de tudo e de todos e que nunca buscam fazer um “algo a mais”. Não podemos nos deixar contagiar por eles, ao contrário, temos que persuadi-los a mudar de postura. Isto além de fazer mal ao ambiente de trabalho, faz muito mais a quem age desta forma. Não há coisa pior do que trabalhar insatisfeito, triste e irritado. É ruim para os colegas e para a empresa, mas, principalmente, é ruim para quem se sente assim. Em outros momentos somos liderados por pessoas que não têm comportamentos e a atitudes ideais para a função que exercem, mas isso deve ser encarado como mais um obstáculo a ser superado, não podemos nos deixar abater, nem tão pouco nos contagiar com o posicionamento inadequado de alguém. O ideal é tentar fazer com que essa relação seja a melhor possível, tudo em nome do bom convívio e da prosperidade da companhia.


É muito importante o reconhecimento por parte da empresa. Isto é fundamental e sempre temos que lutar por isto, mas temos, também, que fazer as coisas por nós mesmos e não pensando somente em receber algo em troca. Realizar bem uma tarefa, expressar a opinião e fazer mais do que se espera, irá trazer uma grande satisfação pessoal, que nenhum dinheiro pode comprar.


A busca em nos tornarmos melhores no que fazemos deve ser incessante e incansável e isto passa por entender o que representa e no que interfere o nosso trabalho, qual o nosso papel na empresa, qual é a sua história, quais são as suas tradições e o que significa esta empresa em seu segmento e para a sociedade em que está inserida. É preciso entender e, principalmente, difundir que todos, sem exceção, são extremamente importantes e que cada um, na sua função, desempenha algo essencial para que a organização tenha êxito naquilo que se propõe a realizar.


Tudo que fazemos é para que o nosso cliente nos escolha, nos contrate, consuma o que produzimos, compre o que vendemos, mas as suas possibilidades e opções são inúmeras. Então por que irão nos escolher? Muitas podem ser as respostas, mas a mais importante é a forma como realizamos o nosso trabalho. Somos todos fundamentais para o sucesso de nosso empreendimento, mas precisamos fazer sempre melhor, olhando atentamente para o mercado, para as inovações que surgem a todo o momento, para as ameaças que nos cercam e para as oportunidades que podem se transformar em vantagens competitivas para a companhia.


Precisamos trabalhar com precisão, mostrando dedicação e empenho no que realizamos. Nosso trabalho, muitas vezes, é realizado diretamente com o público e temos que fazer isto com um sorriso estampado no rosto, demonstrando nossa satisfação e profissionalismo, deixando claro a importância do nosso cliente, entendendo suas necessidades e encantando-o, para que sempre nos escolha e que compartilhe sua boa experiência com o maior número de pessoas.


Nunca podemos nos esquecer de que a qualidade do trabalho que executamos mostra quem somos de verdade, mostra se somos bons ou ótimos naquilo que estamos fazendo.


Ivan Mouta

 
 
 

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