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Quando menos se espera, chega o Natal

  • Ivan Mouta
  • 23 de nov. de 2019
  • 3 min de leitura

Ele chegou e trouxe, como de costume, a esperança de paz e felicidade aos nossos lares e que consigamos desfrutá-lo ao lado das pessoas que amamos e que nossa fé em dias melhores seja renovada com seu regresso.


No varejo não é diferente, o período natalino surge com a esperança de ótimos resultados nas vendas, com a expectativa de ser o precursor de uma virada definitiva em nossa economia. Os últimos meses dão total sustentação nessa visão otimista, já que as vendas em 2019 apresentam um bom crescimento, quando comparadas ao mesmo período do ano passado.


Ao que tudo indica teremos o melhor natal dos últimos anos, mas é preciso estarmos preparados, para não perder esta grande oportunidade e não ficar lamentando e culpando os outros depois. Vender nunca foi fácil e parece estar mais difícil ultimamente, onde os consumidores, a cada dia, se tornam mais exigentes, cautelosos e sabedores das inúmeras opções que estão à sua disposição. Por isso, é fundamental que os comerciantes se atentem e saiam do meio comum, esperando por seus clientes e tratando-os da mesma forma que sempre fizeram. Por mais que isto possa ter dado certo no passado, o momento é outro, a sociedade mudou e seus hábitos e necessidades não são mais os mesmos. É preciso seduzir o consumidor, dedicar-se a ele, exaltando a relevância que ele possui e proporcionando-o a melhor experiência possível.


Como, então, cativar e, principalmente, encantar este cliente? Como alavancar as vendas? Não existe, infelizmente, receita pronta, mas sabe-se que alguns se destacam mais que outros e analisando, minuciosamente, notam-se alguns pontos que podem estar fazendo a diferença. Velhos conceitos ainda tem sua importância, mas é preciso mais. Atender bem, com um sorriso estampado no rosto, dando liberdade ao cliente, oferecendo oportunidades, promoções, parcelamentos etc. foi, é e continuará sendo fundamental, mas não é o suficiente. É preciso inovar. É preciso atender o cliente, em todos os aspectos, de forma personalizada. O cliente é antes de tudo um ser humano e como tal gosta de atenção e de se sentir único.


Sendo assim, conhecer seus hábitos e a forma com que ele gosta de ser tratado é fundamental. Cada cliente deve ter um tratamento próprio, por mais difícil que isto possa aparecer. É importante conhecer muito bem o produto que está sendo vendido, mas a venda tem que ser feita de forma rápida. O tempo de todos é cada vez mais escasso. Ao mesmo tempo o cliente precisa se sentir importante e exclusivo e as expressões “não posso”, “não é possível”, “não dá” devem ser banidas do vocabulário dos profissionais de vendas, é preciso “jogo de cintura” e maleabilidade no trato com os clientes, não se pode perder uma venda porque está sendo solicitado algo fora do padrão estabelecido, é preciso dar um jeito e atender a vontade de quem está querendo gastar em sua loja, do contrário, ele irá embora com seu anseio frustrado e, certamente, não voltará no futuro e, pior, em tempos de ampla comunicação e disseminação nas redes sociais, ele irá passar essa decepção para várias outras pessoas, que também evitarão frequentar seu estabelecimento.


Chegou a hora de se distinguir dos demais, aproveitando o aumento no número de consumidores que esta época proporciona e buscar fascinar os seus clientes, fazendo com que se sintam “obrigados” a voltar, tamanha sua satisfação e encantamento. É necessário investir no cliente, pensando a longo prazo. De nada adianta ganhar muito agora e se angustiar depois. É necessário ganhar sempre, pois só assim se alcança um crescimento perdurável.


O momento exige coragem e investimento para tirar o máximo do período que está por vir e, para tanto, é fundamental que se esteja bem estocado, tanto em quantidade, quando em diversidade, quer seja de modelos, tamanhos ou preços e com uma equipe adequadamente dimensionada à demanda que se apresenta. Também não pode ser esquecida a necessidade em comunicação, pois mesmo numa época amplamente favorável às vendas é imprescindível que se invista em divulgação, se apresentando com a melhor alternativa para satisfazer as vontades dos consumidores. Ficar esperando que o cliente venha comprar ou transferir esta responsabilidade para os outros, não funciona mais, aliás, nunca funcionou.


A oportunidade de vender bem e ganhar dinheiro está aí, ao alcance de todos e não podemos desperdiçá-la, para tanto, é essencial que tenhamos atitudes positivas, empenho, proatividade e procuremos, incessantemente, fazer tudo de forma precisa e com perfeição, para que desfrutemos de um verdadeiro e pleno Natal.

Ivan Mouta

 
 
 

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