top of page

Dia do trabalhador

  • Ivan Mouta
  • 1 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

Vivemos hoje um feriado atípico, onde, ao invés de desejar que o dia fosse longo, para descansarmos e aproveitarmos com a nossa a família, não vemos a hora de voltar a trabalhar para valer, rever nossos colegas, retornar à nossa rotina. Infelizmente muitos não terão essa oportunidade, pagaram o preço de tudo que vem acontecendo no mundo, com empresas fechadas, sem faturamento, sem perspectivas.


Ter um trabalho sempre será o sonho da maioria das pessoas, poder fazer a diferença, mostrar seu valor, sustentar sua família, realizar seus desejos. Infelizmente isso ficou mais distante para muitas pessoas, muitas delas nossos colegas, amigos e familiares. Essa conjuntura nos preocupa e nos entristece, saber que milhares de pessoas estão desempregadas, desesperadas e com um horizonte pouco animador.


Isso dá a todos os privilegiados, que puderem voltar aos seus trabalhos, após isso passar, uma enorme responsabilidade: gerar resultados como nunca, para que suas empresas cresçam e possam ter condições de voltar a contratar, dando oportunidades a tanta gente que, a cada dia, irá precisar mais de uma nova possibilidade de emprego.


Só os trabalhadores, através de seu empenho, de muita proatividade, de boas iniciativas, boas virtudes, respeito mútuo e muita entrega, poderão virar esse jogo. Nenhum falso messias irá fazer com que tudo melhore de um dia para o outro, milagres não irão acontecer. Devemos manter nossa fé, seja ela qual for, em quem for, da forma que for, mas sem muito esforço, esse cenário não vai mudar tão cedo.


O único caminho para que tudo possa se restabelecer é através do trabalho, feito com qualidade, sacrifícios, transpiração e muita, mas muita dedicação. Trabalhadores não são só os empregados/colaboradores, são todos que fazem acontecer dentro das empresas, incluindo seus proprietários e seus líderes.


Muita coisa vai mudar após esta pandemia, as relações, as prioridades, mas uma coisa irá continuar sendo o mais importante em qualquer entidade, as pessoas. Temos muitas lições a aprender com tudo que tem acontecido em nossas vidas, mas se compreendermos o quanto é importante respeitarmos uns aos outros e aceitarmos nossas diferenças, já será um grande avanço para toda a humanidade.


Quanto às relações profissionais, são em momentos como esses que os trabalhadores fora de série mostram o seu verdadeiro valor, sua capacidade de se superar, se reinventar e fazer mais com menos recursos. A valorização e o reconhecimento podem até não vir da forma desejada, mas nada como o bom sentimento do dever cumprido, de uma tarefa bem feita, de estar dando 100% no que faz, de se sentir um verdadeiro e valoroso trabalhador.

Ivan Mouta

 
 
 

Comments


Destaque
Tags
bottom of page