top of page

20 de agosto, Dia do Maçom


Dia do Maçom remonta a 20 de agosto de 1822, em alusão ao movimento de maçons brasileiros, principalmente de Gonçalves Ledo e José Bonifácio de Andrada e Silva, que objetivava a independência do Brasil junto a Portugal. Neste dia, em reunião na Loja Maçônica Arte e Comércio, na cidade do Rio de Janeiro, foi dado um importante passo para o processo de independência do nosso país, que iria ser concretizado no dia 7 de setembro do mesmo ano. Mas o que é a Maçonaria? Quem são e o que buscam os membros desta instituição tão antiga e relevante em nossa sociedade?


Inicialmente é importante salientar que a Maçonaria não é uma religião, no entanto, não faz qualquer restrição que seus membros pertençam a qualquer uma delas. A Maçonaria apenas exige de seus membros a crença num ser superior. A Maçonaria é acessível aos homens de todas as raças e de todas as crenças religiosas e políticas, desde que sejam livres e de bons costumes.


A Maçonaria é uma instituição discreta, filosófica, filantrópica, educativa e progressista. Seus membros, os Maçons, são idealistas que, denominando-se mutuamente de irmãos, cultuam a liberdade, a fraternidade e a igualdade entre os homens. Os Maçons trabalham pelo bem-estar da humanidade, buscando, através do incessante esforço pelo próprio desenvolvimento, melhorar toda a sociedade.


A Maçonaria tem por objetivo melhorar a humanidade, através do amor e do aperfeiçoamento dos costumes, defendendo a tolerância, a igualdade e o respeito às demais instituições. Os Maçons tem o firme propósito de buscar o seu aperfeiçoamento, eliminando seus vícios e trabalhando para a constante evolução de suas virtudes. Tem como princípios fundamentais a tolerância, a filantropia e a justiça. O termo Maçom tem sua origem no inglês mason e no francês maçon, que quer dizer pedreiro, construtor.


A Maçonaria não é uma sociedade secreta, já que seus objetivos, membros e locais onde se reúnem são de pleno conhecimento de todos. A Maçonaria apenas preserva seu simbolismo – advindos de sua origem, dos antigos mestres construtores de templos e catedrais –, os meios pelos quais se reconhecem entre si e o modo de interpretar seus símbolos e os ensinamentos neles contidos. A Maçonaria moderna é consagrada à edificação moral da sociedade por meio do trabalho e do exercício de todas as virtudes.


Neste dia 20 de agosto comemora-se mais um Dia do Maçom, que renova seu compromisso de viver em retidão e buscar, incessantemente, ser um exemplo para todos que o cercam, sejam eles maçons ou não.

Ivan Mouta

Destaque
Tags
bottom of page