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Semana do Brasil


Por muitos chamada de black friday brasileira, a Semana do Brasil, que nasceu com a intenção de alavancar as vendas no mês de setembro, cuja performance costuma ter um menor desempenho do que em outros meses, neste ano toma ares de salvação para o varejo pós período mais crítico da pandemia. A campanha será entre os dias 3 e 13 de setembro e merece toda nossa dedicação.


Vamos viver momentos de grande expectativa, tanto por parte dos consumidores, quanto dos varejistas. Enquanto os consumidores veem como uma oportunidade para realizarem seus desejos de compra, gastando pouco, os varejistas vislumbram o momento de alavancar as vendas e renovar o estoque. O varejista, consciente da boa oportunidade que tem nas mãos, deve estar bem preparado para não perder este momento extremamente favorável. É possível destacar alguns pontos que merecem uma atenção especial:


Produto: Liquidação não significa vender produtos ruins ou defeituosos. O consumidor quer comprar os melhores produtos, aproveitando a oportunidade dos preços baixos. Ter variedade de tamanhos, cores e modelos também é muito importante.


Time de Vendas: Motivação e bom atendimento devem ser práticas habituais, mas nas liquidações o clima entre os vendedores deve ser mais descontraído, mas leve. É um momento de euforia por parte do consumidor e a equipe de vendas precisa estar na mesma frequência.


Preço: É o protagonista, tudo gira em torno dele. O consumidor precisa ver que está pagando bem abaixo do que pagaria normalmente. Para tanto é importante uma boa comunicação visual das promoções, deixando claro o quanto será economizado na compra. Combos, “leve dois pague um”, tudo isto favorece o aumento das vendas.


Ambiente: O ponto de venda, a vitrine e a arrumação das mercadorias, que devem sempre prezar pelo bom gosto e pelo bom senso, numa liquidação podem e devem ter um pouco mais de ousadia, descontração e criatividade. Mudar as ofertas a cada dia também é uma boa prática, pois isto estimula o consumidor a retornar à loja. Reforçando que a qualidade e o requinte devem prevalecer sempre. Não é preciso colocar todas as ofertas na vitrine, nem congestionar a loja com produtos, nem tão pouco improvisar nas peças de comunicação das ofertas.


Marketing: As divulgações das ofertas podem ser feitas totalmente nas mídias digitais e, cada lojista, com os recursos disponíveis, calibra em quais canais e com que frequência irá fazer, mas é possível realizar com baixo gasto, sempre escolhendo o público certo e com posts simples, limpos e diretos.


Harmonia: Para as lojas que convivem num mesmo ambiente – um shopping por exemplo – não tem sentido que as promoções sejam individuais ou em momentos díspares. A campanha terá muito mais sucesso se for feita ao mesmo tempo e por todas as operações, pois, além de aumentar a força na comunicação, facilitará o consumidor, que poderá, num único ambiente, encontrar tudo que deseja.


A Semana do Brasil tem tudo para prover bons resultados para o varejo, mas precisa ser bem trabalhada, com empenho e inovação, e, sempre, tomando todos os cuidados com os aspectos de higiene e segurança das pessoas envolvidas, evitando aglomerações e com ampla limpeza dos produtos e da loja, como um todo. O varejo traz consigo o encantamento de realizar os sonhos das pessoas e este é um momento ideal para que isto aconteça. Vamos aproveitar!


Ivan Mouta

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