top of page

Mães


Como enxergar o amor? Como descrever essa emoção tão forte e sublime? A maneira mais próxima que temos é observando como uma mãe olha para seu filho, como ela cuida e se dedica a ele. Não existe nada que expresse melhor o sentimento de amor do que o afeto de uma mãe por seu filho. Não importa sua classe social, sua etnia, nem mesmo sua orientação sexual, mãe é algo único, além de qualquer classificação ou divisão. Mães são seres formidáveis, divinos, inesquecíveis, que amam incondicionalmente seus filhos e, por muitas vezes, deixam suas vidas de lado, para se dedicarem totalmente a eles.


Mãe sempre foi sinônimo de trabalho, elas são incansáveis, cuidando de muita coisa ao mesmo tempo. Para quem não tinha noção disso, alguns dias em home office já foram suficientes para mostrar a verdadeira dimensão da loucura que é a rotina delas. Como conseguem fazer tanta coisa ao mesmo tempo e com muita qualidade é um verdadeiro mistério, que não ousamos tentar desvendar.


O fato é que toda homenagem, que não deve se restringir somente ao segundo domingo de maio, é pouca para alguém tão importante e fundamental em nossas vidas. Nesse período tão triste de pandemia, muitos perderam suas mães, mas suas presenças serão eternas em seus corações. Cabe a nós, que ainda temos o privilégio de seu convívio, retribuirmos todo esse amor e devoção que recebemos, dando mais atenção e carinho a todas, mas não de maneira virtual, precisamos “encontrar” tempo para estarmos verdadeiramente presentes junto a elas. Isso não é um favor e sim uma forma de devolver um pouquinho do amor que nos foi e ainda é dado por todas elas. Temos tempo para tantas coisas sem importância, por que não para nossas mães, pessoas imprescindíveis em nossas vidas?


As mães não são necessariamente iguais, mas guardam muitas semelhanças, elas enfrentam enormes desafios, sofrem dores parecidas, sentem fortes emoções, se dedicam ao extremo, têm muitas alegrias e expressam a mais pura e verdadeira forma de amor, pelo simples fato de serem mães.


Ivan Mouta

Destaque
Tags
bottom of page