top of page

Atendimento Humanizado

  • Ivan Mouta
  • 28 de abr. de 2022
  • 2 min de leitura

Muito mencionado na área médica, onde os profissionais buscam compreender a aflição do paciente, tratando-o de forma única e diferenciada, o atendimento humanizado procura oferecer a máxima atenção às necessidades do enfermo. Trata-se de uma assistência mais afetuosa e próxima, exercendo a empatia com todas as pessoas envolvidas nas circunstâncias do momento.


O varejo, principalmente depois de tudo que vivemos nos dois últimos anos, clama por algo nesse sentido, nas relações com os clientes. É urgente nos adaptarmos a um sentimento que se intensificou em todos nós, no qual exigimos um tratamento mais cordial, demonstrando interesse e preocupação com as nossas demandas. Se, enquanto clientes, não queremos ser atendidos de forma fria ou com uma comunicação apática e, por vezes, robotizada, não devemos promover isso aos nossos clientes.


Hoje temos muitos atendimentos por chatbotssoftwares que trabalham e gerenciam trocas de mensagens, simulando uma conversa humana – ou por pessoas, mas de forma remota, o que agiliza muito determinados suportes, mas não resolve todas as nossas questões e, invariavelmente, provoca muita irritação e descontentamento quando nossos problemas não são solucionados, nos fazendo sentir desprestigiados e desassistidos.


Embora muito importante e premente, o atendimento humanizado não é de difícil execução, um começo é buscar ser atencioso, respeitoso e gentil com os clientes, dando a eles total atenção e oferecendo espaços para que se manifestem e expressem suas opiniões. É importante promover constantemente o treinamento da equipe, não só nas questões técnicas, mas principalmente nos aspectos comportamentais. As vantagens são inúmeras, como a fidelização dos clientes, equipe mais motivada e focada no que realmente importa, melhora significativa da imagem da empresa, aumento do volume de vendas, entre tantas outras.


Numa época onde nossas relações com as empresas e os produtos não são mais de tanta fidelidade e onde exigimos ser tratados com respeito e dignidade, as empresas que praticam o atendimento humanizado tendem a ser mais bem sucedidas e se tornarem mais rentáveis, pois como clientes, num mercado de tantas possibilidades, cada vez mais daremos preferência às empresas que nos valorizam e, principalmente, nos respeitam, se importando verdadeiramente conosco.


Ivan Mouta

 
 
 

Comments


Destaque
Tags
bottom of page