top of page

Construindo relações


Mais importante do que oferecer os melhores produtos e serviços, com preços adequados e com um atendimento de alto nível, é fazer do processo de vendas uma importante ferramenta para a construção de uma forte, saudável e duradoura relação com nossos clientes.


A venda não termina quando o cliente sai da loja com o produto ou quando finalizamos a prestação do serviço, a partir deste instante temos uma grande responsabilidade com quem acreditou em nossa marca e confiou naquilo que dissemos. Temos compromisso com o que vendemos e somos responsáveis caso algo venha a dar errado. Não podemos, jamais, abandonar nossos clientes e precisamos estar acessíveis a todos eles, a todo momento.


É imprescindível continuar nos comunicando com nossos clientes, apresentando novas alternativas, sem ficar insistindo para que comprem novamente. Precisamos deixar claro que nos importamos verdadeiramente com eles e que podem contar conosco para atender novas necessidades ou para solucionar algum problema que, eventualmente, tenham tido em suas compras.


Necessitamos muito de feedbacks dos nossos clientes, mas ficar esperando que isso aconteça espontaneamente pode não surtir efeito, é preciso adotar ações proativas, buscando ouvi-los sobre sua satisfação ou não com o produto e com o processo de vendas. E se surgirem reclamações, temos que encara-las com equilíbrio e soluciona-las o mais rápido possível, sem polemizar e agindo com gentileza, sem ficar na defensiva, procurando nos colocar no lugar do cliente e entendendo sua dor, independente se ele está ou não com total razão, se foi ou não educado, se nos procurou dentro ou fora do prazo legal. Momentos assim se tornam grandes oportunidades para demonstrarmos que fomos sua melhor escolha e que é conosco que sempre deverão comprar.


Temos que dar atenção plena aos nossos clientes e trata-los de forma única. Isso preservará nosso relacionamento e irá zelar pela reputação da empresa, algo que, a cada dia, tem tido um papel mais importante na hora do consumidor decidir o que e onde comprar. Onde resolvem nossos problemas é onde voltaremos a comprar e indicaremos para outras pessoas.


Não se trata apenas de vender, mas sim de se construir uma relação, que se for bem feita, baseada na verdade, transparência e confiança, tem tudo para ser duradoura, gerando muitos frutos para todos os envolvidos.


Ivan Mouta

Destaque
Tags
bottom of page