Contratações
- Ivan Mouta
- 7 de jun. de 2022
- 2 min de leitura

O varejo e os demais segmentos vivem um momento bem peculiar, que é a dificuldade de se conseguir bons profissionais, mesmo num momento de elevado desemprego no País. A impressão que se tem é que a maioria das pessoas não está, efetivamente, querendo trabalhar, mas não é bem assim, o que mudou muito foi a relação entre os candidatos e as oportunidades oferecidas.
Muito por conta das características das novas gerações e pelas mudanças na sociedade, de uma forma geral, hoje as pessoas estão mais seletivas na hora de escolherem onde trabalhar, são novos tempos e, mesmo não concordando com tudo que se apresenta, temos que nos adaptar ou não conseguiremos ter os melhores talentos em nossos times.
Algumas dificuldades têm se sobressaído no momento de se contratar, das quais podemos destacar: pouca necessidade das pessoas em estarem trabalhando; atratividade reduzida na vaga ofertada, baixa remuneração oferecida; falta de perspectiva futura; dificuldades de relacionamento; trabalhos tradicionais, pouco atraentes; exigência elevada por parte das empresas; má reputação da empresa nas redes sociais, entre outras. Mais uma vez, não cabe julgarmos esses pontos e sim procurarmos formas de mostrar que não nos enquadramos nessas características indesejadas pelos candidatos e que, ao contrário, somos a melhor escolha para eles se dedicarem e alcançarem seus objetivos.
Se ficarmos usando as mesmas ferramentas de sempre e insistindo em atitudes ultrapassadas, não vamos nem atrair, nem reter os melhores talentos em nossas empresas, algo fundamental, já que não adianta tanto esforço para contratar, se não nos empenharmos para manter o profissional em nossa equipe. Algumas posturas têm se mostrado eficientes, como ter uma política de valorização dos colaboradores e oferecer a eles bons planos de benefícios e de carreira; envolvê-los em causas e desafios e não em atividades repetitivas e entediantes; investir no desenvolvimento das pessoas, através de treinamentos e orientações; criar um ambiente de trabalho agradável; ter preocupação com a qualidade de vida das pessoas; ter engajamento na defesa e na preservação do meio ambiente; desenvolver uma gestão colaborativa e prezada pela meritocracia. Tudo isso precisa ser efetivamente praticado pela empresa e demonstrado aos candidatos no momento da seleção.
Fazer tudo ou parte disso não é garantia absoluta de sucesso, mas não fazer é seguramente um caminho certo para continuarmos no mesmo lugar.
Ivan Mouta
コメント