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Gerações


Ninguém é igual a ninguém e não dá para tratar todo mundo da mesma maneira, esperando que reajam da mesma forma, mas existem características que nos aproximam e até nos unem e isso pode facilitar nossa convivência em sociedade, tanto em nossos ciclos familiares, quanto profissionais.


Uma forma eficiente de melhorar nossos relacionamentos é buscar entender um pouco as características de cada geração, nos possibilitando lidar melhor com as particularidades de cada uma, respeitando suas diferenças de opinião, modo de agir, formas de se motivar e ver as coisas.


No ambiente corporativo podemos ter colaboradores mais produtivos, engajados e felizes e, olhando para o mercado consumidor, podemos ser mais assertivos na nossa comunicação e em atender os anseios de nossos clientes.


As faixas etárias das gerações não são exatas, existem vários estudos divergentes, mas isso não atrapalha o entendimento, nem a finalidade de se ter uma boa compreensão de cada uma delas:


Geração Silenciosa: Nascidos antes de 1946 (2% da população brasileira, segundo o IBGE)

Características:

Mais avessos às tecnologias e sem grandes aspirações pessoais e profissionais. Buscam passar mais tempo com a família, cuidar da saúde e viajar.


Baby Boomers: Nascidos entre 1946 e 1964 (13% da população brasileira, segundo o IBGE)

Na tradução literal significa “explosão de bebês”, recebeu esse nome em referência ao aumento no número de nascimentos após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Características:

  • Concentram grande parte da riqueza mundial e as principais tomadas de decisão;

  • Tiveram uma educação rígida e tradicional;

  • Possuem fortes valores sociais e familiares;

  • São mais conservadores, disciplinados e têm grande respeito pela hierarquia;

  • Encaram o trabalho como obrigação, visando uma vida estável;

  • Não mistura trabalho com vida pessoal;

  • São mais burocráticos, resistentes às mudanças e suas decisões mais demoradas;

  • Seu desejo é por estabilidade financeira e profissional;

  • Preferem comprar em lojas físicas;

  • Têm preferência por marcas já estabelecidas no mercado;

  • Curtem televisão, jornal, revistas, livros, carros, música e cinema.


Geração X: Nascidos entre 1965 e 1980 (25% da população brasileira, segundo o IBGE)

Características:

  • Se utilizam muito dos recursos tecnológicos;

  • São mais individualistas e competitivos;

  • São altamente dedicados ao trabalho, como fonte de sustento da família;

  • Dão amplo valor a títulos e reconhecimento;

  • Como os Baby Boomers, são disciplinados e respeitam a hierarquia;

  • Tentam equilibrar a vida pessoal e a profissional;

  • São amplamente detalhistas;

  • Têm forte espírito empreendedor;

  • Representam grande parte dos empresários;

  • Têm preferência por marcas estabelecidas no mercado, mas estão dispostos a conhecer marcas mais experimentais;

  • São adeptos do consumo que gera status social;

  • Valorizam a liberdade de escolha.


Geração Y ou Millennials: Nascidos entre 1981 a 1996 (24% da população brasileira, segundo o IBGE)

Características:

  • Gostam de fazer várias coisas ao mesmo tempo;

  • Valorizam experiências mais que bens materiais;

  • São altamente conectados;

  • São confiantes no que fazem, impulsivos e necessitam constantemente de incentivos;

  • Aceitam melhor as lideranças conquistadas do que uma hierarquia imposta;

  • São altamente imediatistas;

  • Nasceram com a informática e a globalização;

  • São muito mais flexíveis às mudanças e ansiosos por constante inovação;

  • Se preocupam muito com o futuro do planeta, defendem o consumo consciente e se envolvem em causas sociais;

  • Têm preferência por marcas experimentais e engajadoras;

  • Confiam mais na opinião de seus amigos do que em marcas já estabelecidas no mercado;

  • Não têm interesse em marcas ou posses, mas em experiências e facilidades;

  • Gostam de viagens;

  • Trabalham em grupo, dando total importância ao time;

  • Se não estão felizes, saem imediatamente.


Geração Z: Nascidos entre 1997 e 2009 (22% da população brasileira, segundo o IBGE)

Características:

  • Considerados os primeiros nativos digitais;

  • Nasceram em um mundo conectado e com um celular na mão;

  • Apresentam um perfil mais imediatista e certa resistência à autoridade;

  • Não veem necessidade de hierarquia;

  • Buscam satisfação no que fazem;

  • São extremamente ágeis, fazem várias coisas ao mesmo tempo e absorvem muitas informações;

  • São ativistas ambientais;

  • Totalmente abertos às pluralidades;

  • Se relacionam menos socialmente e necessitam expor suas opiniões, principalmente nas redes sociais;

  • Valorizam marcas envolvidas em causas ambientais e sociais;

  • Têm preferência por produtos e experiências mais personalizados;

  • Possuem filtro rápido para avaliar informações;

  • Acreditam na sua rede e não nos experts;

  • As redes sociais influenciam nas suas decisões de consumo;

  • Mostram grande preocupação com bem-estar físico e mental.


Geração Alpha: Nascidos após 2010 (14% da população brasileira, segundo o IBGE)

Características:

  • Primeira geração nascida totalmente na era digital;

  • Têm grande habilidade com novas tecnologias e interação com inteligência artificial;

  • Valorizam muito a opinião de seus influenciadores;

  • Dependentes dos pais e responsáveis;

  • Usam os videogames como meio de comunicação e socialização;

  • Aprendizado virtual e gamificado;

  • Possuem tempo de atenção reduzido.

A sociedade, é claro, está em constante mudança e muitas particularidades de cada geração vão se alterando com o tempo, alavancadas, principalmente, pela tecnologia. Nada é permanente e não há qualquer surpresa em alguém de uma geração possuir características de outras.


Não existe, é claro, certeza de que trabalhar com posturas e estratégias, levando-se em conta esses aspectos, vai ser sucesso absoluto, mas é uma ótima maneira de nos relacionarmos com as diversas gerações, conhecendo um pouco das peculiaridades de cada uma delas.


Ao buscar formas para motivar nossa equipe ou para preencher uma vaga em aberto, saber como cada geração “funciona” é fundamental para alcançarmos êxito. Na hora de nos comunicar com nossos clientes precisamos saber onde eles efetivamente buscam informações e como se influenciam. Por exemplo: determinada geração pode ter o poder de compra de um eventual produto, mas podem ser seus filhos que decidem onde ir, então a comunicação não pode ser direcionada para apenas uma faixa etária.


O mais importante é buscar a harmonia entre as gerações, entendendo que todos têm seu valor, independente de sua idade ou características diferentes. Não há geração melhor ou pior que a outra e sim diferenças que se completam quando se juntam.


Ivan Mouta



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