top of page

O que as crianças têm a nos ensinar?


Todos nós temos uma grande pretensão em nossas vidas, que é passar conhecimentos para as gerações seguintes e isso é de vital importância para a evolução de nossa sociedade, mas será que esta novíssima geração tem mais a nos ensinar do que aprender conosco?


Convivendo com nossos filhos, sobrinhos, netos ou irmãos mais novos, vemos o quanto são diferentes de nós no comportamento e na forma de enxergarem as coisas. Trata-se de uma geração com menos peso, que vive bem com as diferenças, sem criar barreiras entre eles. Em muitas ocasiões até nos advertem quando temos alguma atitude ou fala preconceituosa ou praticamos algum ato que agrida o meio ambiente, hábitos que em nossas gerações mais velhas, infelizmente, ainda sobrevive.


É bom ver que eles aceitam de forma natural as escolhas que cada um faz, quer seja em sexualidade, opiniões, forma de se vestir, de se comunicar etc.. As poucas discriminações que ainda se nota nessa geração é fruto das nossas atitudes, que os influenciam em alguns momentos. Trata-se de uma geração bem melhor que a nossa em vários aspectos. Podem não passar pelas vivências que passamos, que nos deixaram mais “cascudos”, podem ser mais inocentes em algumas particularidades, podem ser mais dependentes de nós do que éramos dos nossos pais, mas têm muito a nos ensinar no convívio em sociedade e no respeito pelo próximo.


São crianças e adolescentes que se preocupam de verdade com o meio ambiente e com o futuro do planeta, buscando a todo tempo contribuírem com uma menor poluição, através de ações cotidianas e simples, como separar o lixo, não jogando-o em locais indevidos, tendo amor e apreço pelos animais e conhecedores do grande mal que é o desmatamento desenfreado.


Até na questão do consumo eles são mais conscientes que nós, com muitos deles conduzindo suas compras não só no desejo pela aquisição pura e simples ou por necessidade de pertencimento em algum grupo e sim respaldadas na responsabilidade e preocupação com a reputação das empresas, com a origem dos produtos e suas consequências e impactos sociais e ambientais.


É um mundo novo e eles são nativos, enquanto nós somos imigrantes, numa terra para nós desconhecida e cheia de desafios, para os quais não estamos totalmente preparados, mas podemos e devemos nos adaptar à nova realidade e nada melhor do que aprender com eles, não deixando nunca de lado nossas responsabilidades em auxiliá-los, passando valores e virtudes a todos eles, mas mudando nossos hábitos antigos e ultrapassados, que não têm mais sentido em insistirmos em manter.


Ivan Mouta

Destaque
Tags
bottom of page